top of page
Buscar

PONTO DE EQUILÍBRIO – Indicador Fundamental para a Prosperidade de uma Empresa

  • Alexandre Feiden
  • 16 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

Muitos se perguntam por que nas estatísticas muitas empresas quebram após 5 anos de existência. Muitos negócios cresceram de forma glamorosa e do nada fecham suas portas. Mas o que aconteceu com estas firmas? O que levou a pararem as atividades?

Muitos fatores podem ser levados em consideração, desde a administração, o mercado, o governo, os recursos humanos, a taxa de juros, o câmbio... mas existe algo importantíssimo que muitos empreendedores, empresários, gestores e administradores não se dão conta, o ponto de equilíbrio do negócio. Com certeza absoluta mais de 90% das empresas que se encaixam nessa estatística, não operavam acima ou pelo menos no ponto de equilíbrio.

De modo geral o ponto de equilíbrio ou Break Even Point é o quanto a empresa precisa vender para atender o seu orçamento, ou seja, qual é o faturamento necessário para cobrir todos os seus custos fixos (operação da empresa), as dívidas, os investimentos e o lucro desejado. Para se chegar ao “número mágico”, que é o ponto de equilíbrio ou a meta de vendas é necessário ter um plano orçamento e saber a margem de venda.

Pequenas e médias empresas precisam ter um orçamento para balizar suas atividades. De nada adianta o empreendedor fazer planos de crescimento, planos de venda, marketing, entre outros e não observar os números, não visualizar os gastos mensais, não monitorar a margem de vendas. Além de observar é necessário registrar esses desembolsos de capital. O orçamento nada mais é que prever todas as despesas em um determinado período. Por exemplo, luz, água, folha de pagamento, parcelas de empréstimos, juros, tarifas bancárias, e assim por diante. E após feito o orçamento é necessário seguir o mesmo, é trabalhar balizado com uma meta de gastos e despesas. O ponto de equilíbrio é formado a partir do orçamento e havendo alterações na previsão orçamentária o Break Even Point também sofrerá alteração.

A margem de vendas é outro componente que gera o ponto de equilíbrio, tão importante quanto o orçamento. Chega-se a margem das vendas porque o cálculo matemático para se encontrar a mesma deriva do preço de vendas e também dos custos variáveis.

Assim temos que o ponto de equilíbrio é o resultado da divisão do valor orçado em determinado período pela margem de vendas.


PE  = Orçamento (custos fixos, dívidas, lucro desejado)

                            Margem das Vendas


A importância de uma gestão e controle financeiro baseado no ponto de equilíbrio é fundamental, pois leva o empreendedor a controlar os gastos e despesas de sua empresa e a realizar uma formação racional e técnica do preço de venda.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


balanse consultoria e assessoria financeira
  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube

© 2024. Para obter informações, entre em contato com a Balanse.

(41) 99293-2768

Rua Trajano Reis

Bairro São Francisco Curitiba PR

Receba Nossa Newsletter

Entre em Contato

bottom of page