ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA – “Todo negócio representa um sonho que pode ser interpretado através dos números”.
- Alexandre Feiden
- 16 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Um novo negócio ou até a expansão de um já existente, merece e necessita de uma análise com base na técnica da Administração Financeira. Para não haverem prejuízos e decepções é fundamental que o empreendedor utilize os indicadores disponíveis para que sejam encontrados o tempo de retorno do investimento, a taxa de retorno do projeto em relação a taxa mínima de atratividade, o resultado do empreendimento e o índice de lucratividade.
Além dos resultados encontrados nos indicadores de viabilidade as informações que antecedem esses cálculos; como as projeções das vendas, dos custos, das despesas entre outros; são importantíssimas, pois estes servirão de base para os cálculos da viabilidade.
Entre as ferramentas usuais destacamos o procedimento de elaboração do fluxo de caixa do negócio, que necessita de atenção especial pois será o norteador da viabilidade. Entre os indicadores elencamos o Payback Descontado, que apresenta o tempo de retorno do investimento; o Valor Presente Líquido (VPL) que monstra se os saldos dos fluxos de caixa futuros, descontado a uma taxa ( TMA) somados, serão maiores que o Investimento Inicial, se sim o projeto é viável e por fim a Taxa Interna de Retorno (TIR) que é o resultado dos retornos dos fluxos descontados em relação ao investimento inicial, se esta foi maior que a taxa mínima de atratividade, o projeto será viável.
Antes de iniciar um novo projeto faça a análise da viabilidade do mesmo !!!
.jpg)

Comentários